Início > Editora > História

História

Fundada em 1962, a Editora da UFRN consolida-se hoje como a maior editora do Rio Grande do Norte. Suas publicações incluem hoje não apenas a produção técnico-científica da UFRN mas também abarcam títulos clássicos da literatura do estado. Desse modo, é vista como referência na divulgação do conhecimento e da arte potiguar.


Seu público-alvo mais evidente é aquele interessado na produção científica universitária, incluindo professores, alunos e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento que integram o ensino superior. Além disso, em consonância com a sua missão de promoção cultural, atenta-se para um público cujo interesse também está voltado para produtos literários, especialmente, de autores norte-rio-grandenses. A fim de atender a essa variada gama de leitores, as publicações da Editora da UFRN estão contempladas nas seguintes linhas editoriais: Publicação Institucional; Técnico-Científica; Recursos didático-pedagógicos; Artístico-Cultural; e Obras Clássicas.


As atividades e ações de caráter editorial da Editora da UFRN estão subordinadas à Política Editorial da UFRN.  É objetivo da Política Editorial da UFRN orientar e promover a edição de obras de relevância social e acadêmica, de forma a garantir a disseminação de conhecimentos técnico-científicos, artísticos e culturais, bem como o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, em consonância com a política geral da UFRN.


A Editora da UFRN é filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias – ABEU – e participa do Programa Interuniversitário de Distribuição do Livro – PIDL. Essas vinculações inserem a Editora da UFRN no cenário brasileiro de editoras universitárias e contribuem para a visibilidade da produção local em âmbito nacional.


O seu corpo funcional conta hoje com cerca de 30 colaboradores, entre servidores, funcionários terceirizados e alunos bolsistas. Dividido em equipes, esse grupo de trabalho é responsável pela concretização dos diferentes processos de editoração de livros, os quais contemplam a revisão de originais e provas, diagramação de miolo, criação de capa e impressão do produto final. Em consonância com as mais recentes tendências do mercado de livros, uma das missões desse grupo é, para os próximos anos, desenvolver produtos em formato digital. Esse objetivo se impõe à Editora da UFRN como desafio para sua modernização enquanto instituição afinada a novas tecnologias para a promoção do conhecimento.


Desse modo, a equipe da Editora da UFRN se coloca ao cumprimento da sua missão: produzir livros, os quais, mais do que produtos físicos, são concebidos como instrumentos para o desenvolvimento individual e coletivo dos seus leitores. Em acordo com esse objetivo, a Editora da UFRN busca sua nova marca, a qual deverá representar o desafio de aliar uma tradição de cinco décadas de história ao espírito renovador que guia suas ações rumo ao futuro.